"Dia de Ensaio" com a jovem bailarina Natália Estevam

A ideia para essa matéria surgiu quando comecei a observar o nível técnico das meninas que se preparam para grandes festivais e que buscam uma oportunidade de dançar profissionalmente e ingressar numa companhia internacional.


Isso me incentivou a conhecer o trabalho da Natália, que aspira a carreira de bailarina em uma grande companhia de dança. Um trabalho árduo, técnico e de muita responsabilidade por parte da bailarina e de seu maitre.

Ela é uma adolescente de 13 anos, e como todas as outras meninas, leva uma rotina não só de estudos, lazer, família e amigos, mas também de aulas, ensaios e viagens para festivais. O diferencial entre meninas da idade dela, é a busca determinada de uma carreira muito peculiar e ao mesmo tempo tão difícil de ser alcançada. Isso devido a tantos talentos que as escolas de dança brasileiras têm formado.


COMO SE PREPARAR PARA UM FESTIVAL?

  • 1. Escolha da Variação que mais se adequa a bailarina no aspecto técnico e emocional.
  • 2. Vencer as dificuldades da variação.
  • 3. Muitas aulas e ensaios.
  • 4. Figurino e sapatilha adequados para a coreografia.
  • 5. Musicalidade.

O profissional responsável pelo desenvolvimento da bailarina e da variação escolhida deve conhecer as habilidades técnicas dela e observar diariamente seu comportamento emocional, para que o ballet escolhido seja adequado para estudo. E com muitas aulas diárias e ensaios extras, as dificuldades técnicas da variação e o entendimento musical, como tempo e ritmo, são superados e dominados.

Atingi-se assim a qualidade necessária e exigida para a apresentação.

Lembrando que a sapatilha escolhida deve proporcionar à bailarina uma mobilidade confortável, facilitando desta forma os seus movimentos. E o figurino deve estar de acordo com o tema proposto.

SAIBA MAIS SOBRE A NATÁLIA ()

Como bailarina e professora de ballet clássico, sei que são muitas as dificuldades para atingir uma carreira de sucesso na dança. Com o acompanhamento de um bom profissional, e determinação diária, é possível atingir esse propósito e ingressar na tão almejada companhia profissional.

Não desista quando aparecerem os obstáculos - eles sempre existirão. A cada desafio vencido, mais perto você estará do seu objetivo: - tornar-se um profissional da dança. E quando conquistado, te proporcionará muitas realizações!

VR360

VR360

Natália Estevam
Idade • 13 anos
Escola de Dança Marian Guimarães


FOTOS

Natália Estevam

BASTIDORES

Natália Estevam

BASTIDORES

Natália Estevam

AQUECIMENTO

Natália Estevam

AQUECIMENTO

Natália Estevam

AQUECIMENTO

Natália Estevam

AQUECIMENTO

Natália Estevam

MAKING OFF

Natália Estevam

MAKING OFF

Natália Estevam

MAKING OFF

Marian e Valeria

MARIAN GUIMARÃES
e
VALERIA ALMEIDA


AGRADECIMENTOS

  • Marian Guimarães

    Escola de Dança Marian Guimarães

    (12) 3652-2067
    marianguimaraes.com.br
    Caçapava, SP

  • Digivox Studio

    Digivox
    Studio

    (12) 98156-3164
    facebook.com/digivoxstudio
    Caçapava, SP

  • Flyview Produções

    Flyview
    Produções

    (11) 3873-5002
    flyview.com.br
    São Paulo, SP

 Compartilhe essa página com seus amigos:

Sobre a Natália...


Gostaria muito que o ballet fosse mais reconhecido e tivesse apoio para nos ajudar a conquistar nosso sonho. Sei que nesse mundo da dança há muita concorrência, e não é nada fácil. Já presenciei algumas coisas desagradáveis, mas que não me fez desistir. Muito pelo contrário, me fez crescer ainda mais e entender que nem tudo na vida é fácil. Temos que correr atrás do nosso sonho. Conquistar tudo com muita calma e honestidade.

Natália Estevam

A Natália iniciou seus estudos de ballet aos 4 anos de idade, na Escola de Dança Marian Guimarães em Caçapava, SP.

Em 2012, aos 10 anos, participou de uma audição para o Miami City Ballet e conquistou uma bolsa para o Summer Course de 2 semanas (julho/2013), onde se aperfeiçoou nos 15 dias de aulas intensas. Se destacou e foi convidada para participar do curso em 2014, que infelizmente não pode ir.

Em 2015 participou de outra seletiva para a mesma escola e conquistou, novamente, uma bolsa de estudos para o Summer Course, mas não pode participar devido a falta de capital necessário, pois as despesas envolvidas eram muita altas.

Desde então vem participando de vários festivais importantes se destacando pelo seu talento e seu físico apropriado para o ballet clássico. Tem sido elogiada por vários jurados de renome na dança, e vem conquistando premiações entre os primeiros e segundos lugares.

Em Julho de 2016 participou do Passo de Arte na cidade de Indaiatuba, SP, e foi escolhida para a seletiva do YAGP que aconteceu em setembro deste mesmo ano. Mas infelizmente não foi classificada.

Em agosto de 2016 participou do XX New Fest Dance de Campos do Jordão, e conquistou o 1° lugar na categoria Junior II Solo de Repertório com a Variação Princesa Florine.

Natália, com sua pouca idade, mas com muita determinação, continua seu trabalho diário pela conquista do seu sonho...



Deixe seu comentário

0
TOTAL