Os Benefícios do Pilates na Gravidez

Devido às suas características de baixo impacto, o Pilates é uma das modalidades de exercícios mais recomendadas durante a gestação, por trazer benefícios para a “mamãe” e o bebê.


Curso Online de Qualificação para Professores de Dança Infantil

Curso ADDCC Online
para professores de dança infantil

Eficiência, simplicidade, responsabilidade e diversão com resultados excelentes e comprovados. Inscreva-se até 31/DEZ e aproveita a Promo de Natal!

   EU QUERO!   

A fisioterapeuta e instrutora de Pilates Pâmella Salles, aborda neste artigo, de forma simplificada, os conceitos do Método Pilates e os benefícios da prática na gravidez.

O Método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates () no período da 1ª Guerra Mundial. Este método consiste em integrar de forma equilibrada o corpo e a mente, trabalhando o condicionamento físico e mental.

O programa de exercícios do Pilates auxilia no conforto para a gravidez podendo se estender ao parto e ao pós parto. No programa de exercícios foca-se estabilizar os músculos do assoalho pélvico e os posturais. Entretanto, esse método não abandona o fortalecimento e alongamento muscular (sem sobrecarregar as articulações).

As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates ajudam uma respiração mais eficaz, consequentemente a um relaxamento maior e um parto natural mais tranquilo.

Durante o processo de gravidez, a gestante passará por transformações hormonais, circulatórias e respiratórias de grande importância para que seu corpo possa naturalmente se transformar para formar, desenvolver e acomodar o seu bebê (KISNER, 1998).

À medida que a gravidez progride ocorrem alterações posturais, articulares, musculares e na coluna vertebral. Dentre as adaptações do corpo na gravidez pode-se destacar a alteração na musculatura abdominal, que se distende para acomodar o crescimento do bebê e assim causar enfraquecimento. Também se destacam os músculos do assoalho pélvico que sofrem uma grande pressão, e as articulações ficam mais frouxas. Esse processo ocorre para proporcionar maior mobilidade, como uma preparação para o parto natural. Como consequência a grávida pode ter problemas como escapes de urina no esforço de rir, tossir e espirrar.

Conforme orientação médica, as grávidas podem fazer exercícios físicos específicos e moderados. Devido às suas características de baixo impacto, o Pilates é uma das modalidades de exercícios mais recomendadas durante a gestação, por trazer benefícios para a “mamãe” e o bebê.

Por ser de baixo impacto, o Método Pilates auxilia o fortalecimento muscular abdominal, coluna vertebral e assoalho pélvico - Core. Com um Core bem tonificado, as musculaturas resistem e suportam com mais conforto a gravidez e acabam diminuindo o desconforto e as dores durante o processo de gravidez até o momento do parto.

Cabe ressaltar que durante a gravidez é necessário que o ginecologista esteja de acordo com a prática de Pilates. Sendo necessária a liberação por escrito a cada mês da gestação, para que o instrutor possa continuar a atender a grávida.

Os exercícios do Pilates são adaptados para cada fase da gestação, seja a inicial, intermediária ou a final. A consciência postural trazida pelo Pilates é para toda a vida e sendo assim auxilia no pós-parto. Atos cotidianos como levantar-se, ficar de pé, caminhar e sentar-se corretamente são alguns dos benefícios para o corpo proporcionado pelo método. A prática de uma atividade física para a grávida é valida e auxilia durante todo o processo de gravidez.

Desde que haja liberação médica, os exercícios do Pilates podem ser executados desde o primeiro trimestre até o fim da gravidez. Tendo como objetivos principais preparar a grávida para as mudanças que acontecerão durante a gravidez e tentar minimizar esses desconfortos, como as dores na coluna lombar e os inchaços em membros inferiores. O Pilates possibilita o desenvolvimento da consciência e equilíbrio corporal com uma respiração mais adequada e acaba fortalecendo os músculos que serão exigidos durante a gestação e o parto.

Normalmente as grávidas realizam as aulas individualmente ou em pequenos grupos, com duração de 50 ou 60 minutos, sempre com relaxamento ao final das aulas.

Benefícios do Pilates na Gravidez

  • 1. Alongamento dos músculos das costas e pernas.
  • 2. Diminuição da dor e desconforto.
  • 3. Maior controle sobre o peso.
  • 4. Condicionamento físico.
  • 5. Melhora a respiração.
  • 6. Melhora a circulação sanguínea.
  • 7. Melhora a oxigenação do bebê.
  • 8. Apoia os órgãos da pelve.
  • 9. Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas - que formam uma interligação entre a parte posterior da pelve e os ossos do quadril.
  • 10. Promove a estabilidade da musculatura postural.
  • 11. Previne a incontinência urinária por esforço.
  • 12. Maior tranquilidade para mãe e bebê por causar diminuição da concentração de cortisol - “hormônio do estresse” - na corrente sanguínea da mãe.
  • 13. Melhora do tônus muscular e do controle respiratório - melhora esta, que é obtida através da prática do Pilates e que auxilia no trabalho de parto.
  • 14. Promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto.
  • 15. No pós parto o Pilates auxilia no retorno mais rápido da musculatura abdominal diminuindo a flacidez causada pela gravidez.

Estúdio Pilates Fitness

Pâmella Salles é fisioterapeuta “home care” e instrutora de Pilates no Estúdio Pilates Fitness.

(12) 3653-1359

Facebook

Instagram

 Compartilhe essa página com seus amigos:


Deixe seu comentário

0
TOTAL