A Importância da Dança na Educação Infantil

Através da dança a criança aprende as noções de espaço, seqüência, padronização e uma conscientização do próprio corpo.


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Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais ().

Benefício emocional

A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança.

Benefício social

A dança é uma experiência comum que promove a tolerância e apreço pelos outros.

Benefício cultural

Dançar fomenta o interesse em outras culturas. Ao estudar formas de dança que se originam em outros países seu filho adquire compreensão histórica de outros povos.

Qual é o melhor estilo?

Não importa o estilo (), o importante é que seu filho tenha uma experiência agradável e bem movimentada que explore as suas habilidades individuais através de experiências de aprendizagem.

Geralmente as aulas de dança para crianças centram-se na criatividade e nas possibilidades de movimento. Assim elas podem desenvolver uma preferência pessoal por padrões de movimentos e estilos.

Os aspectos explorados em uma classe de dança para crianças são:

Elementos e energia:

Elementos que envolvem o corpo no tempo e no espaço, na qual as crianças aprendem a usar esses elementos para expressar-se artisticamente.

Anatomia e alinhamento:

O corpo é o instrumento da dança que deve ser mantido em perfeita sintonia. Portanto, aprende-se a organizar e alinhar o corpo afim de que possa mover-se de maneira eficiente e saudável.

Movimento criativo:

As crianças aprendem a fazer escolhas de movimento estético para coreografar com forma, estrutura e significado.

A dança desenvolve estímulos como:

  • Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
  • Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
  • Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
  • Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
  • Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
  • Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

Matriculando seu filho em aulas de dança

Observe as seguintes questões antes de matricular seu filho:

Você pode assistir à primeira aula?

A professora parece consciente dos limites físicos, emocionais e sociais dos alunos infantes?

A professora parece entusiasmada com a classe? O material que ela oferece desperta o interesse das crianças?

Os alunos são agrupados de acordo com a idade, habilidade e desenvolvimento social?

O espaço está limpo, arejado, bem iluminado e é livre de obstruções?

O piso é resistente e bem conservado?

Tem espaço suficiente para trocar de roupa? Tem fácil acesso à água potável e aos banheiros?

Conclusão

É necessário salientar que as atividades que envolvem música e dança são, sem dúvida, um importante meio de inserção de cultura e prazer, julgando que as crianças sabem relacionar música e dança, pois é algo materno e com certeza elas irão perceber essa atividade como uma possibilidade de brincar, e não há nada mais grandioso do que aprender brincando ().


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